quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O papel económico do estado

1. Explícita as principais funções económicas do Estado. 
As principais funções económicas do estado são o aumento da eficiência, a promoção da equidade e o estímulo do crescimento e da estabilidade macroeconómicos. A eficiência aumenta ao promover a concorrência, ao combater externalidades como a poluição e ao fornecer bens públicos; a equidade é promovida ao usar os impostos e programas de despesa para redistribuir o rendimento a grupos específicos e por fim, o governo estimula o crescimento e a estabilidade macroeconómicos reduzindo o desemprego e a inflação enquanto estimula o crescimento económico através da politica orçamental e da regulação monetária.

2. Justifica porque algumas actividades socialmente úteis que os Estados desenvolvem, bem como alguns sectores que supervisionam, promovendo a eficiência na economia, constituem bens públicos. 

As atividades socialmente úteis tais como a exploração do espaço e a investigação cientifica beneficiam do financiamento do governo. Os governos podem supervisionar algumas actividades e subsidiar outras. Além disso o governo tributam os cidadaos e redistribuem uma parcela das receitas aos pobres e carenciados.


3. Menciona limites à promoção da equidade por via fiscal, considerando a estória contada por um professor de Economia e o escasso número de contribuintes ricos


4. Identifica três falhas de mercado, e como o Estado deverá actuar para as minimizar, consultando a imagem aqui.



5. O salário mínimo nacional, desde 2011 em 485€ mensais, passou em Outubro de 2014 para 505 €/mês. Este acordo de aumento do salário mínimo inclui ainda a redução da comparticipação paga pelo empregador para a segurança social (TSU, Taxa Social Única) em 0,75 pontos percentuais. (Jornal de NegóciosRefira o impacto deste acordo sobre:


a) O financiamento da segurança social;


b) A equidade na repartição do rendimento;

c) A procura de bens e serviços;


d) O emprego, o crescimento e a estabilidade macroeconómica. 



Externalidades. Ja se definiu este termo aqui.


Bem público. Um factor que impede a obtenção de afectações eficientes através de mercados privados é a existência de bens públicos. Um bem puramente público tem as seguintes propriedades:

1 - Não-rivalidade, significa que o facto de uma pessoa o utilizar não dimiminui a quantidade disponível para os outros; 


2 - Não-exclusão, significa que é impossível e proibido excluir pessoas que não paguem pela utilização desse bem.


Exemplo: o sinal de emissão da televisão era um bem puramente público. O facto de sintonizarmos um canal, não o tornava menos disponível para outras pessoas, e seria impossível impedir alguém de sintonizar o canal... antes da invenção dos descodificadores e da televisão por cabo ;) 


defesa nacional é bom exemplo de bem público, porque o facto de José gostar mais desse bem não reduz a sua disponibilidade para António. Além disso, será impossível o Estado proteger alguns dos seus cidadãos de um ataque estrangeiro, negando a protecção a outros.


Sem comentários:

Enviar um comentário