terça-feira, 23 de setembro de 2014

Economias de Mercado versus Economias de Direção Central

Economias de Mercado versus Economias de Direção Central


1. Distinga Economias de Mercado de Economias de Direção Central quanto: 

a) à articulação entre os planos dos diferentes agentes;  
- Nas economias de mercado a articulação é nula pois os planos são dependentes, nas economias de de direção central a articulação é máxima pois os planos são dependentes visto ser um superior a realizá-los.


b) à forma como são determinados os preços; 
- Na economia de mercado, os preços são determinados no mercado, pelo equilíbrio entre a oferta e a procura, mas na economia de direção central, os preços são determinados através da AEC.


c) ao tipo de planeamento;
- Na economia de mercado, o planeamento é indicativo, ou seja, o estado apenas sugere, estabelecendo impostos e atribuindo subsídios. Na economia de direção central, o planeamento é imperativo, ou seja, a AEC decide o que produzir, como produzir, como distribuir o rendimento e o que cada um consumirá.


d) à propriedade dos meios de produção;
- Na economia de mercado a propriedade dos meios de produção é privada. Na economia de direção central, a propriedade de meios de produção é colectiva ou estatal.


e) à equidade ao nível da repartição do rendimento.
Nas economias de mercados, registam-se grandes desigualdades. Uma deles passa por só uma minoria dispõe dos rendimentos de capital e a outra por mesmo os rendimentos do trabalho serem muito diferenciados.

2. As unidades de produção nas Economias de Direcção Central tinham como objectivo cumprir as metas fixadas no plano pela AEC. Nas Economias de Mercado as empresas que não forem suficientemente competitivas vão à falência.


2.1. Qual dos dois modelos de organização da actividade económica conduz a uma mais rápida adoção de novas tecnologias. Justifique.

Nas economias de mercado, as empresas têm de evoluir e por este motivo recorrem ás novas tecnologias.



2.2. Combinando o acelerado progresso tecnológico com a globalização dos mercados e os factores políticos,justifique o colapso das Economias de Direção Central.




O custo depende das condições económicas das famílias, que se reflete nos escalões da Ação Social Escolar (ASE) dos alunos:


- gratuito para os alunos do escalão A da ASE;


- 20 Euros para os alunos do escalão B da ASE;


- 50 Euros para os alunos não abrangidos pela ASE. 


Comente a lógica implícita no preço estabelecido para o computador Magalhães pelo Governo, justificando a economia portuguesa como economia mista.
A lógica implícita no preço estabelecido para o computador Magalhães pelo Governo foi   

4. "À medida que os preços se afastam do nível de mercado, sendo fixados discricionariamente pelo Estado, aumentam as possibilidades de corrupção".


Comente fazendo referência às 3200 casas atribuídas por cunha em Lisboa (EXPRESSO/Assinatura) a artistas, jornalistas, amigos políticos que pagam em média €35 de renda, sabendo que o escândalo começou há 30 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário